Bem,... Resolvi inaugurar esse blog como espaço público para difundir minhas idéias e anseios acerca da minha cidade, Belém do Pará, lugar onde morei durante 29 anos da minha vida, e devo ainda morar por muito tempo depois de uma pequena pausa para estudos fora. Com certeza passei bons momentos da minha infância, juventude e vida adulta em suas praças, balneários (como mosqueiro), shoppings, e avenidas protegido do sol forte pelos grossos troncos das nossas famosas mangueiras (de onde vem seu apelido, cidade das mangueiras)...
Só que há um pouco de tempo (não tão pouco assim) tenho pensado na possibilidade (até agora remota) de conseguir me mudar dela. O descaso da sua administração vem acabando com o meu amor pela cidade, a sujeira toma conta das ruas, os assaltos são constantes em todos os lugares (inclusive eu já fui assaltado), e principalmente o que mais me chatea, o trânsito é caótico: motocicletas, bicicletas, excesso de ônibus nas ruas, excesso de carros, de taxis, carroças, caminhões que param onde bem entendem, alagamentos, ruas esburacadas, guardas de trânsito incompetentes, motoristas de meios de transporte públicos mal educados, enfim, caos... E nossos administradores nada... O máximo de "útil" que conseguem fazer é colocar a passagem de ônibus gratuita um domingo ao mês (nossa esse vereador deve achar o máximo a idéia, mas precisa fazer muito mais para resolver o problema).
Quando li está notícia a indignação devorou minhas entranhas. Na verdade eu já entendi, eles (os políticos) não querem resolver o problema, apenas protelar e jogar o problema mais avante para não se indisporem com os desejos mesquinhos de um grupo de pessoas. Mas ninguém entende é que esse colapso atingirá também esse grupo, a classe rica, que apesar de desfilarem em seus carros importados, estão enfrentando o mesmo trânsito (afinal até agora não vi empresário se locomover de helicóptero em Belém).
Como inauguração a este blog escolhi o tema transporte público para comentar. Irei tentar escrever um por semana até que as idéias acabem, mas peço que divulguem este espaço como lugar de manifestação aberta de todo belemense que quer mudanças na sua cidade. Se não consegui qualquer semana escrever, desde já me perdoem e que os comentários vocês sirvam de estímulo para eu andar avante. Não se intimidem de contrapor as propostas visto que esse é um espaço aberto para o diálogo e troca de idéias. Quem sabe o prefeito resolva trabalhar e tire alguma idéia daqui.
Bem, vamos ao que interessa. Resolvi expor o funcionamento do transporte público em uma cidade da europa, mas exato na Itália (não pense que porque é europa aqui é muito diferente, pois eles são tão burocratas como nós, e também festivos, "calientes" digamos, a única diferença é que eles já descobriram que o espaço público é de todos e não espaço de ninguém).
1. Primeira diferença brutal com o sistema de Belém: O transporte é ESTATAL, e quem toma conta somente é UMA empresa municipal, o que facilita qualquer necessidade de mudança, e por isso também ela não tem objetivo de lucro (o dinheiro que entra é todo re-investido). O nome da empresa é GTT.
Quem quiser visitar o site: www.comune.torino.it/gtt.
Nesse momento você retruca: - É, mas você sabe que administração pública não é eficaz, desvios de verba, etc. Mas para isso basta uma solução: Contratar uma empresa para fazer esse serviço através de licitação. Se a empresa não cumprir com o estabelecido, nova licitação. Sendo que os bens todos serão de posse da Prefeitura. Para controle basta auditorias constantes.
2. Você pode comprar o bilhete em qualquer loteria ou banca de jornal ou até em máquinas eletrônicas. Você não compra bilhete dentro do Ônibus! Porque isso é possível? Porque só existe uma empresa, não existe briga para fatiar a grana... Existem várias modalidades de compra e quanto mais bilhetes ou tempo de uso do bilhete os preços vão barateando: bilhete simples custa 1 euro, bilhete de duração diária custa 3,50 euros, um pacote com 15 bilhetes custa 13,50, bilhete que dura de segunda a domingo 9,50 euros, e existe ainda o bilhete de um mês, o bilhete bônus para estudantes de 10 meses ou anual, para idosos, bilhetes para linhas que chegam fora dos limites da cidade, uma infinidade de tipos de acordo com o que você deseja fazer. A idéia é que quanto mais tempo ou quantidade de bilhetes você compra de uma vez, mais barato fica. Bem e a cereja do bolo: você pode usar duas vezes o mesmo bilhete desde que o seu segundo trajeto comece até 70 minutos depois do primeiro trajeto.
3. Com a adoção de um sistema estatal administrado por uma empresa em nossa cidade, não seria mais necessário por exemplo, que diversos ônibus fizessem o mesmo trajeto a procura dos seus "clientes". A situação mais comum em Belém é aquele acúmulo de ônibus vazios na Pres. Vargas ou na Av. Gov. José Malcher só porque cada empresa precisa recolher o seu "cliente". Isso contribui para o engarrafamento, polui mais o ambiente, e não otimiza o transporte. Como os bilhetes permitem utilizar dois ônibus no período de até 70 minutos de distância temporal entre eles, bastariam linhas circulares no centro que chegassem a pontos de redistribuição como São Braz, ou entroncamento. A quantidade de ônibus seria diminuída e o transporte otimizado, e o trânsito agradeceria.
4. Ônibus 100% adaptados ao acesso de deficientes! Não existe nesse sistema nenhuma hipocrisia. Deficiente é tratado como qualquer outro usuário. Pode transitar dentro dos Ônibus livremente, sem precisar de ajuda. Porém, deve pagar, é claro... Eu como deficiente prefiro assim... Não suporto essa hipocrisia de não pagar o transporte porque o Estado quer me dar uma contrapartida... Não adianta pois não consigo nem entrar no ônibus, preciso me humilhar para conseguir. Alturas de degraus inacessíveis, entrada diferenciada já que não se passa na catraca com a cadeira de rodas, motorista que para fora da parada ou que não quer esperar a entrada do deficiente, tudo isso é proibido. Quem paga tem o direito de cobrar, quem não paga, fique calado... Para mim é essa a mensagem da isenção para deficientes, ou idosos!
Deveria ser assim:
- Ônibus na parada esperando o acesso do passageiro! É proibido parar fora da parada e é obrigacão esperar pelo passageiro deficiente ou idoso!
- Acessibilidade para passageiros com dificuldade de locomoção.
- Porta central larga para cadeira de rodas

Sei que isso parece ser muito civilizado para nós, mas porque não? No início iriam aparecer fiscais corruptos, gente descendo do ônibus ao ver o fiscal (você deve ser rápido o bastante pois o motorista trava todas as portas imediatamente quando o fiscal entra), gente chorando para não pagar multa, mas com o tempo eu acredito que seja possível educar a população.
6. Segurança: Como as portas são largas, os ônibus equipados com circuitos internos e o painel do motorista possui câmeras que mostram cada porta de entrada, o ônibus é bastante seguro. O motorista evita qualquer acidente em entradas e saídas de passageiros através das câmeras, os ônibus possui uma sirene de alerta quando as portas estão para fechar-se, e o veículo também não anda com as portas abertas. Assaltos são mais difíceis de acontecer porque o motorista fica isolado em uma cabine com vidro a prova de bala, e a qualquer sinal de assalto ele pode abrir todas as portas do coletivo (que são geralmente 3 ou mais) para as pessoas escaparem. Como as portas são largas, de cada uma é possível fugir 2 pessoas, o que agiliza a fuga dos passageiros. Sei que na nossa situação bandido encontra solução para tudo, mais pelo menos esse tipo de ônibus é mais seguro para o motorista e passageiros.
7. Mais ecológico:
8. Paradas:
Abaixo vemos um exemplo de faixa central dedicada a coletivos. Ainda existem, e não podemos ver, duas faixas externas para carros em ambos os sentidos. Isso garante uma maior organização do trânsito e menor engarrafamento para quem dirige visto que trafegar em faixas exclusivas para carros impede que o trânsito nessa faixa pare demasiadamente.
Outra coisa importante a se falar sobre as paradas é que elas possuem como padrão um mapa da cidade com todas as outras paradas assinaladas e também placas informando o trajeto de todos os ônibus que ali passam, identificando inclusive neste trajeto as próximas paradas. Acima da placa temos os números dos coletivos que passam naquela determinada parada. Abaixo de cada número temos listados os nomes de todas as paradas (é, cada parada possui um nome, que é geralmente o nome da rua transversal àquela que a parada fica) e ao lado esquerdo, escrito no sentido vertical o nome das ruas que ônibus passa. Você tem ao seu dispor todas as informações que necessita acerca o trajeto dos ônibus que param ali.
9. Horários:

10. Frota inteira com ar-condicionado:

Com o calor que faz em nossa cidade é inadimissível ainda que os ônibus não possuam sistema de ar-condicionado. No sistema GTT toda a frota é climatizada seja com aquecedor ou ar-condicionado, dependendo da temperatura externa.
11. Informações na internet:
Através do site ou google maps ou SMS você pode se informar sobre os trajetos das linhas, preço do bilhete e horários. Você não precisa ir até a próxima parada ou ligar para um amigo para saber o horário do próximo ônibus!
Finalizando, pois sei que vocês deve estar um pouco cansados, quero testemunhar que isso tudo existe! Não é uma ficção científica de um futuro distante. Mas acredito que enquanto não entendermos que a locomoção diária de passageiros deve se concentrar sobre os meios coletivos, pois são mais econômicos, menos poluentes em quantidade absoluta, menos estressantes (deveriam ser), mais saudáveis (pois estimula você a fazer um pouco de caminhada diária), continuaremos dentro do nosso carrinho em Belém dando voltas e voltas para estacionar e não faremos nada para mudar a situação do transporte público de nossa cidade. Somos nós da classe média que podemos começar esse movimento, pois sabemos que na cabeça dos ricos brasileiros transporte público é coisa de gente pobre, mas eu posso provar que não é verdade. Transporte público é coisa de gente civilizada, inteligente, que pensa no futuro do mundo, de gente que não gosta de "stress"de dirigir, e curte seu carro como lazer, passeios, praias, etc.
Além do mais, porque os mais humildes não podem ter direito iguais de ir e vir? A constituição assegura esse direito a todos os brasileiros, independente de raça, cor, credo e nível social. Precisamos começar um movimento a favor do bem-comum em nossa cidade!
Abraços e até o próximo post!
André Gaby
Fala primo.
ResponderExcluirLendo assim dá ate melancolia, vontade incessante de voltar àzuropa. Ótimo post.
Eu so faria duas observações:
1. As cidades européias costumam ser menores e menos populosas do que as metrópoles brasileiras. A título exemplificativo, Turim tem 9-0,188 hab e 130.17km quadrados. Belem, por sua vez, 1 392 031 hab e 1 064,918km quadrados.
Isso acaba por dificultar ainda mais a implementação de tais políticas na cidade.
2. As cidades européias, por méritos próprios, costumam ter outras alternativas pro transporte publica, tais quais os trens e os metros, o que possibilita uma redução substancial na frota de ônibus. Isso acaba por diminuir significativamente o caos no trânsito da cidade. E, infelizmente, não vislumbro, pelo menos para quando eu ainda estiver vivo (e tenho apenas 20 anos), a possibilidade de implementação de metro em Belem.
Bem, apesar de tudo isso, da uma saudade da eficiência nos transportes públicos e no trânsito europeu. E penso que é um modelo invejável, digno de ser seguido por um pais quefigura entre as novas potências mundiais.
Parabéns pelo post.
Abraços, Pietro.
Se você fosse prefeito de Belém o sistema de transporte seria perfeito, mas o resto da administração seria um desastre, pois todo orçamento da prefeitura iria custear a implantação do seu projeto, e outra coisa, a culpa de o sistema de transporte de Belém ser como é não é uma coisa só da prefeitura, e sim o resultado da cultura de um povo que não luta por seus direitos e que as vezes não tem educação suficiente para ter e cuidar de um transporte de qualidade, e não estou falando só de usuários, mas também de motoristas e pedestres que acabam com o trânsito de Belém. É fácil culpar a prefeitura e para em faixa dupla e ligar o pisca alerta pra comprar pão, vejo isso todos os dias. Transporte digno e trânsito viável depende da atitude de cada um, todo dia!
ResponderExcluirOlá Junior, antes de tudo obrigado pelo comentário, o objetivo do blog é criar um espaço para discussões acerca dos problemas que nos incomodam em nossa cidade.
ResponderExcluirBem, em relação a sua primeira afirmação, realmente não tenho certeza nem se o transporte seria perfeito, nem se gastaria todo orçamento, pelo simples motivo que você mesmo explicou: temos péssimos hábitos como cidadão, então talvez, se a população tentasse burlar e não pagar, aí realmente não teríamos orçamento para manter o transporte. Nesse caso concordo, o orçamento da prefeitura se limitaria a sustentar o sistema de transporte já que a população não estaria fazendo a sua parte. Caso a cultura mudasse não sei se podemos afirmar que não seria auto- sustentável o sistema, não podemos fazer afirmações vãs, principalmente sem saber quanto é o lucro das 40 empresas de ônibus de nossa cidade. Mas acho que transporte público não é só prejuízo, deve render boa grana, pois esses 40 empresários não largam de jeito nenhum o osso.
Quanto à mudança na cultura do povo, não sei realmente de quem é a responsabilidade da iniciativa, o que acaba se tornando um círculo vicioso. Mas é muita cara de pau de um político justificar que não obedece as leis porque a população também as burla. Afinal pode ser que 99% do povo faça isso que você citou, mas 1% não, e merece respeito do seu administrador.
Indo mais a fundo sobre o que você citou: Não tem como um cidadão obedecer leis de trânsito no caos que é a nossa cidade, mesmo que ele se esforce, e vou provar isso nos próximos posts. E este cidadão comum que estaciona fora do lugar permitido, ou para, é sempre o mais penalizado do sistema, porque no fundo é o que paga e sustenta a ctbel com multas. Mas como não parar se você não consegue ir de ônibus na padaria (porque é um lixo o transporte?; ou a pé você corre o risco de ser assaltado? Ou porque a cidade está infestada de pontos de taxi? Ou todos em belém tem que ter uma garagem em casa (o que também diminui a quantidade de vagas para estacionar) já que se deixar seu carro na rua ele é roubado? É melhor deixar de comprar pão então, para não se acusado depois pelo prefeito como o grande culpado do trânsito não funcionar?
Eu sinceramente acho que a população tem sua parcela de responsabilidade mais ela precisa de apoio, e não ser penalizada. Vou explicar isso melhor nos próximos posts.
Abraços é até o próximo!
Gaby, parabéns pela iniciativa! É bom termos uma idéia de como as coisas "simples" fazem toda a diferença pra uma vida mais digna!
ResponderExcluirRealmente, o sistema de transporte público da Europa foi uma das coisas que mais me impressionou. Funciona muito bem, e todas as pessoas tem acesso com dignidade! Em Barcelona, as coisas sao bem parecidas com o q vc descreveu. Em Ville de Pau - França, a passagem custa 1 euro tbm, mas vc pode usar essa mesma passagem durante 01 hora, ou seja, nao precisa pagar outra passagem dentro dessa hora! Sem contar a educação q somos recebidos pelos motoristas (sempre um "bom dia"). E lá ainda tem microônibus de graça, que eles chamam de "joaninha", para andar somente pelas ruas estreitas do centro da cidade, e sai de 15 em 15 min.! Achei um máximo, pois assim as construções antigas nao são abaladas pelo peso e velocidade dos ônibus maiores!!!
Acredito que o que falta pra Belém é um pouco de bom senso e boa vontade! O transito um dia entrará em colapso, pq a cada mês as montadoras e consecionárias colocam uns mil carros novos (sem contar os seminovos e usados) na cidade pra rodar. MAs isso só acontece pq o transporte público nao presta! Em Barcelona, apesar de ser uma metrópole maior q Belém, as pessoas nao usam tanto carros particulares, principalmente por 02 motivos: a cidade nao possui muitos lugares para estacionamento público (e os particulares sao muito caros); e por mais incrível que pareça, as pessoas têm a consciencia ambiental de que muitos carros no transito provocam uma poluição exacerbada, fazendo mal à saúde da população!
Quem sabe um dia cheguemos à esse tipo de raciocínio... Vamos torcer pra que as coisas melhorem, e lutar por isso: tirando políticos corruptos do poder, e colocando gente de compromisso pra nos representar!