sábado, 9 de abril de 2011

Trânsito - Ciclistas

Bem, continuando nosso bate-papo, chegamos à situação dos ciclistas. 


Talvez o ciclista seja classe mais forte em países com o trânsito saudável, e a classe mais discriminada em nossa cidade. Quase sempre é tratado como bandido (o que acaba sendo verdade) e por conta disso como meio de transporte é totalmente desestimulado por nossa cidade. Talvez eu já tenha contado a história do ministro dinamarquês aqui no blog, mas essa é a imagem que sempre me vem em mente quando falo dos ciclistas (que pode ser até mesmo um ministro, se nossa mentalidade preconceituosa e provinciana consegui romper com seus paradigmas).





Ciclista merece seu espaço, merece sua própria via, e o único exemplo que temos em nossa cidade é a Av. Almirante Barroso, mas também e não posso me privar de falar, é mal feita pois em vez de uma ciclovia ao centro deveria ter um metro de superfície...


As calçadas da cidade deveriam todas ser refeitas, mesmo aquelas que foram apenas reformadas... Deveriam ser ampliadas, e faixas para ciclistas deveriam ser pintadas nelas. 






Mas um administrador verdadeiro só conseguirá tornar a vida do ciclista, do pedestre, do cidadão que pega transporte público, mais fácil, se ele mesmo andar de transporte público, a pé ou de bicicleta. Como ele só anda de veículo de particular ou de taxi, é notório o privilégio dessas duas classes na cidade. Esses projetos de urbanização não se tratam de "achismos" que acabam acontecendo em nossa cidade, são frutos de estudo, de teses de doutorado, de cursos de pós-graduação e Urbanismo, e que me parecem inalcansáveis em em Belém. Se nossos administradores da Ctbel dizem ter esse preparo, me desculpem mais não parece, porque as pessoas que não estudaram esse tipo de disciplina técnica mas que já conhecem a Europa por exemplo, notam que a competência de administrar nosso caos urbano passou longe... Sem citar os diversos interesses envolvidos (Empresários de ônibus, sindicato de taxistas, Empresas prestadoras de serviços de asfaltamento e sinalização das vias, etc..)


Bem, tornando ao assunto e colocando mais lenha na fogueira, ambas as cidades visitadas, Turim (Itália) e Valência (Espanha), tem o mesmo sistema de transporte que estimula o cidadão a andar de bicicleta. Confiram as fotos:



Bem, tais cidades possuem um sistema de aluguel de bicicletas. Basta visitar um info point da cidade e pedir um mapa das paradas de bicicletas e comprar um cartão com créditos de aluguel. Na parada da bicicleta você passa o cartão e bicicleta é liberada da trava. Você pode devolver a bicicleta com um prazo de 24 horas em qualquer um das paradas de bicicleta, desde que não esteja toda ocupada. As bicicletas são dotadas de GPS para evitar que espertinhos tentem roubá-las... Elas são trocadas periodicamente pois como todo tipo de material, possuem uma vida útil. O dinheiro do aluguel pago serve para a manutenção do sistema.


O que acharam? Deixem seu comentário...

Até o próximo post!





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